quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Drake TR-4 - " a melhor recepção de todas!"

    Buenas, aí está o Drake TR-4 com o RV-4, fotos roubadas do meu amigo Rafael PU3TZY, aliás ele não vai ficar brabo, pois este éra o meu TR-4 que eu vendi pra ele hehehehe.
    O Drake TR-4, é um radio delicado e muito específico, ele é dificil de operar e quem aprende com ele, faz sintonia em qualquer outro equipamento.
    É um radio muito potente, tem três 6JB6 na saída, excitadas por uma 12by7 se não me falha a memória, se a memória falhar o Rafael, vai aparecer aí pra corrigir a parada toda.
     Este aí em cima, é o RV-4, é um acessório muito interessante, é um VFO remoto, não conhece??? pois é a maioria não conhece o VFO remoto, mas os mais antigos sabem bem para que serve, ele funciona como um segundo VFO, que pode ser acionado para recepção, para a transmissão, (para trabalhar em modo duplex) ou para a recepção e transmissão simultaneamente, muito útil para quem trabalha muitos DX, voce chama em um local, e sobe 100khz para fechar o contato e depois retorna para a frequencia de DX novamente, somente girando um knob.
     Aí está a faichada do Drake TR-4, é lindo o radio né, os comandos são simples, mas não é qualquer um que sintoniza este bicho do modo correto, tem que ter um aulinha de quem já teve um, ou passar um bom tempo estudando bem o manual antes de usar, eu tive os dois, aula e estudo, e não judiei das 6JB6, graças ao PY3FG, aprendi rápido a operação do equipamento.
   A recepção deste radio é excelente, e muito sensível, o essímetro responde bem, mas como se trata de um equipamento totalmente valvulado e multi-banda, ele é melhor nas 3 primeiras faixas, 80m, 40m e 20m , nos 15m e nos 10m, ele perde muito em ganho, mas ainda assim possibilita escutas muito boas, deixando para tras, muitos dos gigantes japoneses, inclusive o FT101F.(vamos falar dele mais tarde)
    Buenas, nada como postar uma imagem das tres 6JB6 na saída do Drake TR-4 para poder citar o quanto ele é potente, ali pode-se observar também o capacitor de neutralização das valvulas.
    Todo este conjunto é envolto em uma gaiola de Faraday, só deixando passar os guias dos capacitores variáveis de placa e antena.
    Por ultimo, vou falar de uma parte que é das grandes responsáveis pela bela recepção do Drake TR-4, o seu VFO, com variação de frequência por permeabilidade, varia de 4,9 a 5,5Mhz e até um pouquinho mais.
    Ele é ímpar na recepção, pois o conjunto wernier do Drake é multi-voltas e muito macio, utilizando uma peça deslizante sobre um parafuso milimétrico sem fim, dispensando a utilização de um knob para clarificação.
    Bom este é o Drake TR-4, depois eu disponibilizo mais algums segredinhos dele, e algumas histórias e vitórias que tive com este bicnhinho, senão não tem graça né

Um comentário:

  1. Bom dia tenho um Delta 500 a pintura está sem vida, sem, brilho, que produto posso passar para melhorar sem danificar a pintura original¿

    ResponderExcluir