quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O grande começo

    Buenas senhores, eu sou meio novo nesta coisa de Blog, mas vou começar a postar alguma coisa.
    O Objetivo deste blog, é promover a troca de informações e opiniões sobre os transceptores clássicos, raros e mais utilizados no Brasil, eu vou me dedicar a escrever sobre os mais antigos e que mais conheço, mas vou começar falando um pouco de minha pessoa, nestas primeiras linhas:
    Em 1987, meu pai ganhou um transceptor de faixa do cidadão, um CCE SSB5000, e eu peguei esta história desde o começo, meu pai já havia sido RA anteriormente, com o prefixo PY3AMC, atualmente é PY3AM, e ganhou de um amigo este CCE estragado, eu logo mostrei interesse no equipamento e enchi tanto o saco que ele me conseguiu um CB 500 da Audiovox que do alto do oitavo andar do edificio imperatriz em Rio Grande, eu me fazia escutar com sinal excelente, tanto no cassino quanto em Pelotas, distantes 25 e 60km respectivamente, aliás o Audiovox CB 500 é um equipamento que procuro até hoje para a minha coleção, se alguém tiver e quiser vender entre em contato.
     Daí para gostar de eletrônica foi um passo, me dediquei a aprender o pouco que sei até hoje, e consegui montar um microfone amplificado, em seguida conheci através da faixa do cidadão, o amigo Fabio Cunha, que me ajudou a montar meu primeiro transmissor valvulado, isto já nos idos de 1990.
    Começava aí a formação do futuro Radioamador PY3CSM, que começou operando clandestinamente na faixa de 49 metros, nas bordas das gigantes estações de broadcaster da época.
    Como receptor eu utilizava um velho Philco automotivo, com sintonia por permeabilidade, meu primeiro transmissor, foi com uma 6L6, oscilando e jogando direto pra antena, modulada em grade por uma 12ax7, e funcionava bem o bichinho, dava pra conversar longe, pois minha casa era distante da do Fabio em cerca de 3 km e conseguiamos contato.
    Logo comecei a pular pro lado das faixas de RA, já nos idos de 1996 operando em 80m, com prefixo PU3 emprestado, eu conversava varias horas na rodada manhaneira em 3660khz, fora os papos que eu e a turminha dos clandestinos de plantão batiamos na sub-faixa dos 80m (isto bem antes das faixinhas nos 40m, que nunca usei, pois era poluida de bossais e aculturados provenientes dos 11m, operando radios da cobra com bip e transconversores de quinta categoria), ao contrário, nosso papo na sub-faixa dos 80m, além dos papos nos 49m, eram técnicos, basicamente voltado para a experimentação eletrônica.
    Espero que não me julguem por falar mal dos 11m, mas na realidade não estou falando mal da faixa, aliás gostava muito dos 11m, é uma faixa fantástica, comecei nela, mas infelizmente ela é mais formadora de apertadores de botões sem cultura do que verdadeiros RAs.
    Logo tratei de aprender o CW e em 1997 tirei minhas letras diretamente para classe B, com o aprendizado que tive na experimentação eletrônica e a facilidade em aprender o temido morse, que aliás hoje tenho de treinar novamente.
    Comprei um casal de Deltas, sendo um 310/II e um Delta 309, que logo logo troquei com a adição de mais um dinheiro, em um Delta 208, e conversavamos eu e o meu colega Marcelo varias noites em 80m (podiamos falar somente com a carga fantasma, moravamos a cerca de duas quadras de distância)
    Do casal de Deltas, eu parti para aquele que foi o transceptor que mais tempo ficou comigo! tratava-se nada mais, nada menos que um Drake TR-4 com vfo remoto RV-4.
   Neste equipamento que vai ser o primeiro que vou escreverà respeito no próximo post, aprendi a ser um verdadeiro RA, e não um mero apertador de botão, como existem vários por aí, (oriundos do comodismo dos 11m), que na primeira conversa, te dizem, ajusta a frequencia para cima cerca de 3khz por que tais fora de frequencia.   Minha resposta para esta fala comum é sempre a mesma: " És radioamador ou apertador de botões?", "me sintoniza".
    Sou do tempo em que se fazia rodada com Delta 500, Drake TR-4, Eudgert, Delta 120,(em AM, sendo sintonizado em SSB), da época de amadores de verdade!
    Bom vou acalmar minha agressividade por aqui, e mais tarde eu falo do Drake TR-4, para mim, a melhor recepção que já tive oportunidade de escutar!



5 comentários:

  1. Gostei da parte que faziam QSO de duas quadras com carga fantasma. Legal esta faze da vida. O Delson, PY2DME, também fazia QSO de 100m ligando como carga fantasma um ventilador e em outras vezes um ferro de solda de 100W. Vide o desenho de um dos encontros de AM onde tem um cara usando um ferro de solta como antena! Parabéns pelo blog! 73 de PY2CWW

    ResponderExcluir
  2. Boa noite colega sou 0 PS7 JRN parabéns pela grande aquisição é um magnífico equipamento, tenho um linha ouro B totalmente valvulado e em perfeito estado original inclusive de funcionamento uma belezinha. Faço questão mostrar o canto inferior da tela com a descrição Indústria Brasileira Recife -PE, Gostaria que o amigo me informasse onde posso encontrar as duas válvulas do tanque final 6HF5 para guardar como reserva. gostaria de ter esta informação. segue meu contato 084 994699885 e 988647067 email joseribamarmoraisneves@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Angelo,eu sou aquele que nas manhãs das rodadas em 3650
    vc ouve baixo...rsrsrsrsrsr
    Gostaria de saber se vc por gentileza me dissesse como fazer a
    neutralização das valvulas do delta 500...desde já agradeço sua gentil atenção!

    ResponderExcluir
  4. Desculpe,sou PY2FCG....Fernando de São Roque

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. como entrar em contato? Meu email famorim_5@hotmail.com

    Flávio Amorim

    ResponderExcluir