sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Shack de PY3CSM ao longo dos tempos!

     Buenas, aqui vemos meu shack em 2002, fotos tiradas pelo meu amigo Marcelo, que infelizmente não teve tempo para virar RA.
    O grande transmissor que vemos com um ventilador em cima, foi fabricado pelo meu bisavô por parte de mãe, PY3EF Antenor Turnon.
    Pois é não tinha falado dele ainda, meu bisavô por parte de mãe, foi o primeiro RA da familia, fabricou este transmissor com duas 807 modulando mais duas, e acompanhava na recepção aquele lindo Hallicrafters S20-R, que se encontra abaixo do Drake TR-4.    O Hallicrafters, ele ganhou de um oficial da marinha americana no pós segunda grande guerra, ele esteve por 40 anos parado, e tive trabalho para fazer uma boa limpeza nele antes de ligar novamente, agora terei de restaura-lo novamente.
     Aí estão, um vfo feito por mim, o velho CCE 5000, que não tenho mais, o velho e valioso Drake TR-4 que está com meu grande amigo Rafael PU3TZY, e embaixo o Hallicrafters S20-R.
     Bom, já estamos em 2004, e aí está o velho Drake, em um dos ultimos momentos comigo, é um baita radio e a melhor recepção que já ouvi, ao lado um noveleiro Phillips pertencente a minha esposa Vanessa. 
     Aí a estação melhorada em 2004, da esquerda para a direita vemos: Hallicrafters S20-R, um belíssimo receptor Wells Gardner BC-348Q, um clássico que não está mais comigo, o Drake TR-4 com RV-4, abaixo o que há de interessante, um receptor Eddystone 670, um Deltinha 120, com a saída modificada para um EL509, que ficou muito bem neste equipamento, mais tarde falaremos mais sobre ele, ele foi vendido nesta época e retornou para mim como sucata, mas já está quase funcionando de novo.
     Bom senhores, a imagem acima, era uma antiga que faltava nos meus arquivos, e agora esta atualizada no blog, nesta passagem podem ser vistos da esquerda para a direita: abaixo, Yaesu FT501, (primeiro transceptor HF com mostrador digital da Yaesu, ao lado Yaesu FTdx401, um baita transceptor com duas 6KD6 na saída, ao seu lado, o receptor Hallicrafters S20-R, acima da esquerda para a direita vemos o National NCX-5, um curioso transceptor japonês com sistema de sintonia com marcação da frequencia mecânicamente, e ao seu lado o não menos famoso National NCX-3, que futuramente fará parte do acervo do Marcínio Stabile, ou será trocado por ualgumas valvulas de alta potência, ou algum transmissor de AM tipo Broadcast hehehehe, embaixo na estante, tem um troço estranho azul, aquilo era uma linear de 11m, que nesta época virou um transconversor valvulado de 11m para 40m, o esquema dele eu posto em outra oportunidade, era baseado num esquema do colega Daniel.

Buenas aí em cima temos uma vista rara do meu shack em 2008, nesta época eu tinha adquirido o FTV650B, tranconversor para 6m da linha do Yaesu FT101, e ao seu lado aparece mais um dos Yaesu que eu tive, trata-se do Yaesu FT200, que agora pertence ao meu amigo Renato PY3RLC.
     Buenas, aí já estamos em 2010, pode se ver o Deltão 500 que estou restaurando, falarei mais sobre ele específicamente depois, em cima temos o Yaesu FT101-F, meu radio mais moderno tirando o VHF, ao seu lado o National NCX-3, transceptores clássicos, que terão seu destaque nas próximas postagens, ao lado do National, um ADF Pearce Simpson, Glading New Port, ao meu lado temos dois transceptores comerciais, que utilizo nas minhas escutas em frequencias nauticas, tratam-se de um Telsate SSB 100 e um Planar PL-68, abaixo dos radios e do computador, está o meu som do quarto, uma eletrola Phillips transistorizada. (na sala tenho uma valvulada Teleunião)
      Aqui em baixo temos minha ultima arrumação do shack, agora com um novo parceiro, trata-se de outro clássico um Swan 500C, que mais adiante falarei mais à respeito, ainda é possível ver dois hts, sendo um marítimo e outro para faixa de amadores, e ainda um belo radio transglobe de meu sogro, que passa por um restauro neste momento.    Buenas é isso, nos próximos posts, começo a destacar mais os equipamentos.
     Buenas aqui em cima vemos como estava o shack em novembro de 2012, pode-se observar o hallicrafters S20-R ainda sem ser tocado, o equipamento que eu em breve colocaria para funcionar.
     Buenas, agora temos a visualização do shack com o Hallicrafters S20-R já desmontado, foto de dezembro de 2012, nesta foto ainda se vê o ADF Pearce and Simpsom no canto superior direito, este equipamento hoje pertence ao meu amigo Pedro Cesar Freitas, um grande entusiasta da radioescuta e colecionador de boatanchors de qualidade, na troca por este equipamento, recebi um hallicrafters S-40, que em breve será restaurado.
   Buenas para fechar a postagem, temos a ultima grande atualização do shack, temos nesta foto os equipamentos que atualmente equipam meu shack, com exceção de alguns que não estão aqui em Penha SC  momentaneamente, mas vamos lá, lá em cima pode-se observar um Delta DBR 500II que me fora presenteado pelo amigo Boa Ventura PY5CEK, em breve sairá na página um post dedicado a este radio, abaixo dele, temos os ultimos restaurados, o Delta 310 que com o auxilio do grande amigo Marcínio, foi posto em funcionamento recentemente, abaixo dele temos um receptor Delta 309, que recentemente terminei de restaurar e re-alinhar, este me deu trabalho, estes dois equipamentos eu troquei em um Yaesu FT-7B há algum tempo atrás, não é nenhum dos dois que aparecem na página, mas vou postar uma foto dele no post dedicado aos FT-7B, ao lado do transmissor 310, temos o ultimo presente, trata-se de um Trio TS-500, que até o fim do ano de 2013 devo começar a restauração do mesmo, ao seu lado direito, o Hallicrafters S-40 que troquei no ADF, que devo começar a restauração até julho, e a sua direita pode-se observar o irmão Hallicrafters S-20R que está em avançado estado de restauração, faltando poucos detalhes para a finalização.   Na prateleira de baixo, vemos os próximos a equipar os posts deste blog, o Yaesu FT-200 que já recebi totalmente restaurado e hoje é o equipamento titular das transmissões em SSB do meu shack, e abaixo dele temos o Swan 500C, que há muito prometi uma matéria sobre o mesmo aqui nestas linhas, que em breve terá sua vez, ao seu lado, os dois famosos Eudgerts que aparecem neste blog em outra postagem, sendo que um destes já está em avançado estado de restauração, com a recepção funcionando perfeitamente e a transmissão faltando apenas as duas 6HF5 da saída, que em breve virão!!!
Buenas, é isso, em muito breve devo colocar no ar o post de restauração do transmissor possante com duas 807 modulando outras duas, que está na bancada neste momento e fará pr ao hallicrafters S-20R.

2 comentários:

  1. Parabéns Cassiano, é um invejável shack. Vi que possui um Planar PL-68 e gostaria de lhe perguntar uma coisa: onde encontro o esquema desse rádio? Tenho um que pretendo tentar modificá-lo para que possa varrer a faixa de fonia dos 80m e tenho procurado o esquema sem qualquer sucesso. Se souber de algo e puder me ajudar meu e-nail é dr.eferso@hotmail.com. Grato. Eduardo PU2LZE

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo, obrigado quanto ao shack, em relação ao planar, tenho um outro agora, trata-se de um PL-68M to querendo modificar para ter fonte de alta tensão com transformador interna, infelizmente nã consegui o esquema dele ainda, mas quando eu descobrir, te envio uma copia!

    ResponderExcluir