sexta-feira, 8 de abril de 2011

Yaesu FT-101F - O clássico dos clássicos.

    Buenas senhores, na foto acima podemos ter a visualização do clássico japonês, que desbancou as fabricantes americanas e conquistou o mundo inteiro com facilidade.
    Com sua recepção muito sensível, com controles de fácil operação, com processador de audio, vox, noise blanker, RF attenuator e com um RIT fantástico, este radio apesar de antigo cativa até o mais exigente dos radioamadores.
     Com controles de fácil utilização, praticamente auto ilustrativos, boa visibilidade do dial e dos instrumentos de leitura, a linha FT-101 veio para consolidar o domínio japonês na tecnologia de construção de transceptores, fazendo a liderança nipônica perdurar até os dias atuais.
    O galvanômetro, de fácil leitura, permite leitura de ALC, corrente de cátodo e rendimento final obtido. Um radio multibanda robusto e de fácil operação, a linha FT-101 tem na minha opinião, uma das melhores modulações em SSB obtidas até hoje em um equipamento de circuito simples e eficiente.
     Na parte traseira, além da ventoínha tipo cooler para refrigeração do tanque final, a possibilidade de ligação dos mais diversos periféricos, fez desta linha, uma das mais presentes nos shacks de radioamadores mundo afora, com possibilidades de ligar um monitor escope, um frequencímetro, vfo remoto, transverteres de 2m FTV250b e 6m FTV650b, fone patches e lineares FL2100, Fl2100z.
     Na foto acima, pode-se verificar na parte direita, o case onde se encontram os dois transistores do conversor de 12v para operação movel do transceptor.
     As tomadas tanto de alimentação do transceptor, com 12 pinos, onde se pode chavear para alimentação em 12v, assim como o soquete que tira de operação o tanque final, para ser utilizado um transverter ou outro equipamento.
     No lado esquerdo do conector de antena, se vê o fusível de entrada de RF, tipo lamp fuse.
     O tanque final, com duas 6JS6 em push pull, de fácil sintonização e boa operação em todas as faixas, claro que nas frequências mais altas, ele não tem o mesmo rendimento que nas faixas de frequência mais baixa.
     Vista do interior do equipamento, deixando a tecnologia de slots de facil manutenção a mostra.
    Com a utilização de sistemas de engrenagens na sintonia do tanque final e desmultiplicador vernier de boa atuação no knob de controle do dial, a linha FT-101, deixou seus transceptores mais precisos e de melhor maleabilidade.
    Buenas amigos, este foi meu FT-101F, o meu companheiro por mais tempo ativo do shack.
    Acima temos um teste da recepção do yaesu FT-101F efetuado com o auxilio de um transceptor da faixa do cidadão e receptor de ondas médias Onkyo TRC-111A, com baixa potência e bateria fraca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário