sexta-feira, 1 de julho de 2011

Yaesu FT-7B restauração.

    Buenas, estes são meus dois FT7-B, o primeiro que eu peguei foi o da esquerda, fiz uma troca não muito boa, entreguei meu Yaesu FT101-F na troca por este FT-7B, eu precisava de um equipamento menor para utilizar aqui em Santa Catarina e nas minhas viagens e também buscava o desafio de restaurar meu segundo Yaesu totalmente transistorizado, meu primeiro é o FT-7 que ainda me pertence e está no shack do meu pai PY3AM.
    De cara quando peguei o radio na troca, já percebi que o mesmo não estava nem perto do original, a frente estava pintada com a mesma tinta da caixa, a chave on off foi trocada por uma tipo palanca metálica, a chave do marker estava sem a capinha plástica que recobre a mesma, a tampa superior foi furada para colocar mais um parafuso, varias alterações desnecessárias e muita falta de cuidado com o equipamento.
    Meu primeiro passo, foi procurar e comprar uma sucata do mesmo equipamento com todas as peças que eu necessitava.
     Consegui uma sucata e para minha surpresa, em estado melhor que o meu equipamento, faltando apenas alguns transistores do tanque final. O Yaesu FT-7B, segue a mesma receita de bolo da maioria dos equipamentos da Yaesu, é um radio todo dividido em módulos, o que facilita bastante na manutenção e na correção de defeitos em partes específicas do circuito.
     Minha tática para restauração mudou, vou restaurar a sucata que comprei por ultimo e deixar o outro radio em condições de ser restaurado no futuro. Para isso eu corrigi pequenas modificações errôneas que foram feitas dentro do radio que comprei primeiro (vamos chama-lo de radio 1), usando a "sucata" (vamos chama-lo de radio 2) como gabarito, pois esta está praticamente integra por dentro. Comecei corrigindo o atenuador do radio 1, e neste momento estou trabalhando em cima da ultima parte que falta corrigir que é a placa do marker do radio 1 de acordo com a do radio 2.
Minha intenção é usar o radio 2 para mim, mas deixar o radio 1 perfeitamente recuperável, para isto o Rafael PU3TZY que imediatamente solicitou o mesmo para ele, se quiser manter o tanque de saída original, vai ter que gastar somente com um 2sc1589 e um 2sc2395, pois os dois transistores de saída, neste caso dois MRF455 estão no local.
     Acima podemos ver o tanque final do radio 1 que será transferido para o radio 2.
    Nesta outra foto ten-se uma ideia melhor da comcepção modular dos equipamentos da Yaesu, este no caso é o radio 2 que receberá o tanque final do radio 1, e que será meu equipamento para uso movel/portátil, levarei o mesmo em acampamentos, ativações de faróis aqui em Santa Catarina, (onde resido no momento) e DX peditions, quando eu tiver um tempo para participar das mesmas.
     Detalhe da retirada do modulo de amplificação de audio do receptor e pré-amplificação de microfone, módulo PB1648, este modulo me deu um grande trabalho, pois um pequeno capacitor dele entrou em curto e mandou para o espaço uma resistência de 2,2ohm que fica na placa base do equipamento, levei tres dias em cima deste módulo para solucionar o problema, mas consegui.
    Acima está o detalhe do capacitor que entrou em curto e me causou uma grande e divertida dor de cabeça.    Bom amigos, é isso, abaixo deixo um video que fiz contando um pouco da história destes dois equipamentos e o que pretendo fazer para de imediato recuperar o radio 2 e deixar o radio 1 apto para ser recuperado futuramente.
    Buenas abaixo segue mais um video, feito no dia 01/07/2011 testando a recepção do radio 2 com apenas um pedaço de fio no conector de antena, a gravação ficou muito escura pois para evitar interferências das lâmpadas ecônomicas optei por deixar apenas uma delas acesa, a que não interfere tanto na recepção.
    Como se pode observar no video, o radio possui uma recepção muito boa e muito sensível, apesar de alguns ruídos que foram captados, levem em consideração que atualmente estou residindo provisóriamente no centro de Balneário Camboriú, rodeado de predios e obras por todos os lados, onde se recebe das mais diversas fontes de ruidos da cidade.

17 comentários:

  1. Bom dia amigo, sou Radioamador PY4BO, me diz uma coisa, onde posso encontrar a frente do FT7B, ou só a frente ou tambem com as duas tampas de baixo e de cima, novas ou usadas em perfeitas condiçoes.
    Grato,

    Edivaldo
    edivaldopsilva@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ediv\aldo, não sei te informar, mas se eu ficar sabendo de algo te aviso.

      Excluir
  2. Olá, o FT7B já ficou totalmente pronto?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sim, totalmente pronto e operacional, hoje o mesmo se encontra com um amigo!

      Excluir
  3. Meu sonho de consumo em 1980! Cheguei a ter recentemente um FT-7 mas estava estava todo fuçado e alterado. Presenteei a um colega que é 99% coruja.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog, ainda quero possuir um FT 7B bem conservado como este. 73/51 - PY4CO

    ResponderExcluir
  5. amigo tenho um ft 7 e noto que a recepçãoem 40 metros está baixa em relação às outras bandas . o que devo fazer

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amigo vc vende outro radio para retirar pesa
    974596307 meu numero

    ResponderExcluir
  7. tenho um ft7b funcionando em perfeito estado,com frequencimetro original e fonte chaveada de 30 A .PARA VENDA .EMAIL benefeltrin@gmail.com.

    ResponderExcluir
  8. Ola amigo, tenho um 7B e parou de transmitir, dle fem portadora mas nao tek audio, acredito que seja o mesmo problema do seu.
    Sr pude me add 041988036021

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo estou com um ft7B, está inoperante o bloco de áudio esta ok as tenções ok. não tem RX e nem TX. MAIS NEM UM CHIADO, Mesmo com Antena em todas as bandas. OBS: acionando o MAYK ele fica igual não ativa nada, au ligar todos os reles atracam. Por gentileza tem alguma dica ? meu Zap. (45) 999 07-5846 Amtonio.

    ResponderExcluir
  10. Compro sucata de Yaesu FT7B falar com Luiz
    luizgassis@uol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Buenos días . Saludos desde Venezuela, te comento, tengo un Ft7B, al que no le sonaba la corneta interna, pero con audífonos funcionaba bien, pero al conectarle una corneta externa en el puerto trasero el radio se apago y encendió solo, desde allí no tengo audio en ninguna de las salidas, según tu experiencia que podría estar dañado, agradezco tu ayuda.
    YY5DTV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, o resistor de 2,2 óhmios en la placa base deve estar queimado

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir