quarta-feira, 10 de abril de 2013

Swan 500c

    Buenas amigos, hoje vou falar um pouco de um transceptor excelente, somente para SSB, mas que pode ser utilizado em AM também, basta saber como se faz, este é o Swan 500C.
    Para mim este é a segunda melhor recepção que eu tive em um transceptor para radioamadores, perdendo somente em qualidade e sensibilidade para o afamado Drake TR-4, que sou um defensor e fã assumido.

    Buenas aí em cima podemos ver o equipamento como um todo, com sua linda fonte de alimentação, este excelente radio utiliza duas 6LQ6 na saída que fornecem facilmente 150 watts de potência


     Nesta imagem podemos observar o dial do Swan 500C, com a informação em bom tamanho e bem distribuida, faz com que este equipamento seja muito fácil de se ajustar na frequência correta, com o auxilio do knob que tem ao lado esquerdo do knob de sintonia, chamado dial set, e colocando o equipamento  no modo de calibração, que envia um sinal de 100khz permitindo o ajuste correto do dial.
    Aqui podemos observar o miliamperímetro que nos possibilita a observação da corrente de carga do equipamento e também o nível de sinal recebido, com numerais de bom tamanho e sem frescuras.
    O equipamento conta também com um limitador de ruidos automático, ANL, e com a possibilidade de operar com a utilização de PTT ou VOX.

     Aqui vemos a imagem interna da fonte de alimentação do radio, de facil acesso aos componentes permitindo uma rápida manutenção sempre que necessário.
     Abaixo com uma visão mais ampla podemos observar o transformador de alimentação de boa potência, para suprir a necessidade geral do radio e o autofalante embutido na caixa da fonte de alimentação, prática comum em equipamentos desta mesma época.
Buenas, em breve colocarei mais algumas fotos e considerações acerca deste aparelho, que em breve deixará meu shack para fazer parte da coleção de outro grande amigo, em seu lugar virá a minha tão sonhada unidade de potência da Delta, Transmissor mod. 370, para operação em amplitude modulada, fechando o conjunto com o casal, transmissor Delta 310 e receptor Delta 309.

7 comentários:

  1. Parabéns. Boas explicações. Estou a procura de Radio: Delta 100, ou Delta 120, ou Yaesu FT 7B. Gosto dos rádios mais antigos e valvulados. Abraços de PP5 JI - Ronaldo Habitzreuter - Timbó SC. Meu e-mail: ronaldo@hacitec.com.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ronaldo e Lourival obrigado estamos aí para ajudar no que for possível!!! 73

    ResponderExcluir
  3. Olá Ronaldo e Lourival obrigado estamos aí para ajudar no que for possível!!! 73

    ResponderExcluir
  4. Olá Ronaldo e Lourival obrigado estamos aí para ajudar no que for possível!!! 73

    ResponderExcluir
  5. Muito legal. Já tive dois Swan 500C e eles chegam a 250W de saída na sintonia. Uma pauladinha.

    ResponderExcluir